terça-feira, 12 de maio de 2020

[Animação] Young Justice


Este post foi publicado originalmente em Março/2016 no antigo Alquimista de Sonhos, sendo, se e quando necessário, editado antes dessa leitura que você está fazendo agora.

Já está mais do que óbvio o quanto a indústria cinematográfica tem lucrado com filmes de super-heróis, certo? Certo. Entretanto, alguns anos antes dessa fórmula ter seu sucesso confirmado, a DC Comics já havia criado uma das suas melhores obras até então: a animação Young Justice, criada Greg Weisman e Brandon Vietti para ser exibida no Cartoon Network, sendo transmitida nos EUA de Janeiro de 2010 até Março de 2013 e compreendendo 2 temporadas.

Embora muita gente pense que essa é uma adaptação dos quadrinhos de mesmo nome (em português, Justiça Jovem), ela é, na verdade, uma adaptação de todo o universo DC, tendo como cenário um universo específico do multiverso DC no qual os super-heróis não existem há tanto tempo assim.


SINOPSE



Young Justice centra-se em jovens ajudantes (sidekicks) de heróis da Liga da Justiça que almejam reconhecimento das próprias capacidades e mostrar-se eles mesmos como heróis dignos de entrarem de fato para a Liga. Membros da Justiça Jovem (grupo secreto formado por sidekicks), Robin, Kid Flash, Speedy (em português, Ricardito) e Aqualad ficam obviamente transtornados quando seus mentores, Batman, Flash, Arqueiro Verde e Aquaman (respectivamente) não demonstram a confiança necessária para que eles sejam adicionados à Liga, subestimando os jovens heróis. A partir daí, Speedy abre mão de seu posto como ajudante do Arqueiro Verde e começa a atuar em "carreira solo" sob o nome de Arqueiro Vermelho (ou Red Arrow). Enquanto isso, Robin, Kid Flash e Aqualad decidem agir secretamente numa missão que envolve o Cadmus e acabam descobrindo a criação de armas vivas, os Genomorfos, dentre os quais encontra-se Superboy, um clone do Superman e que posteriormente vem a fazer parte do grupo, os ajudando na criação de uma equipe secreta auxilar da Liga da Justiça.


PERSONAGENS



Dick Grayson é um garoto de 13 anos que atua sob o nome de Robin e é provavelmente o mais famoso sidekick de toda a DC. Em Young Justice, vemos pouco da sua atuação ao lado do Batman e começamos a conhecer um Robin mais capacitado e com uma forte liderança em desenvolvimento.
Além de engraçado, Dick é extremamente ágil e inteligente, sendo um dos melhores hackers da DC e, apesar de não possuir superpoderes, Batman o treinou mental e fisicamente ao máximo, o tornando um ótimo combatente corpo-a-corpo.
Melhor amigo de Kid Flash, os dois formam uma ótima dupla mas ainda assim discutem muito devido ao hábito que Dick criou (com os anos de trabalho ao lado do Batman) de agir sem consulta e sumir durante a luta para conseguir ser um elemento surpresa.
Algumas de suas habilidades: "superagilidade", memória fotográfica, compreensão geométrica perfeita, vasto conhecimento tecnológico.



Aqualad (cujo nome em Atlantis é Kaldur'ahm) é um adolescente de 16 anos muito calmo e de voz mansa e tranquila. Dentre todos os sidekicks, talvez seja o mais respeitoso e o que mais estima seu mentor, Aquaman, além de frequentemente fazer planos antes de tomar qualquer decisão.
No decorrer da série, Aqualad mostra-se naturalmente a escolha mais óbvia de liderança para a equipe e, embora relute em aceitar o cargo, ele o faz até que Robin sinta-se maduro o suficiente para assumir o posto.
Seus poderes baseiam-se em uma mistura de magia e ciência atlantes.
Algumas de suas habilidades: superforça, respiração subaquática, nado em alta velocidade, alta resistência, hidrocinese, forja elétrica.



Wally West é o garoto por trás do uniforme de Kid Flash. É sobrinho de Barry Allen (Flash) e aprendeu com ele sobre como usar a supervelocidade. Além disso, Wally tem 15 anos mas já se mostra um prodígio quando se trata de ciência.
Extremamente competitivo e impulsivo, Wally é o mais engraçado e brincalhão do grupo, sendo constantemente repreendido por "seu comportamento infantil" e por aparentemente não levar muitas coisas a sério.
Desde o início, mostra-se interessado na Miss Marte e não faz a mínima questão de esconder esse interesse, apesar de também ter sua atenção chamada por mulheres mais velhas, como a Canário Negro.
Algumas de suas habilidades: supervelocidade e derivações.



Superboy (Kon-El), posteriormente chamado de Conner Kent, é um híbrido genomorfo criado pelo Cadmus cuja informação genética foi retirada do Superman. Tem 16 semanas de vida (psicologicamente, 16 anos) e, apesar de almejar ser um herói, é extremamente explosivo e odeia ser subestimado e receber ordens. Secretamente admira o Superman, mas é constantemente ignorado por ele. No decorrer da série, se apaixona pela Miss Marte.
Algumas de suas habilidades: superforça, visão de raio-X, supersalto.


M'gann M'orzz (ou Megan Morse) é marciana e sobrinha de J'onn J'onzz, o Caçador de Marte. Cronologicamente, tem 48 anos (o que corresponde a 16 anos biológicos terrestres) e é muito doce e prestativa, sempre querendo ajudar com tudo o que puder. Assume o nome de Miss Marte e, apesar de sua personalidade afável, vive em conflito consigo mesma devido aos segredos de seu passado que tanto tenta esconder.
No decorrer da série, se apaixona pelo Superboy.
Algumas de suas habilidades: telepatia, transmutação, telecinese, manipulação de memória, invisibilidade, voo.


Artemis surge como uma excelente alternativa após a saída de Speedy e mostra-se não apenas uma exímia arqueira como também uma ótima lutadora. Com 15 anos, tem personalidade forte e tende a resolver problemas pela força, sendo constantemente criticada por Kid Flash. Entretanto, muito de sua personalidade se deve ao lar desestruturado no qual foi concebida e cresceu, o que a faz ser extremamente cautelosa e determinada a guardar seus segredos.
Algumas de suas habilidades: arqueira avançada, superagilidade, super-habilidade de luta, grande perícia em caçar e rastrear.


Devo dizer que essa é a melhor animação de super-heróis que já assisti e recomendo sempre que alguém demonstra interesse em algo do gênero. Não somente a história se desenvolve muito bem como os personagens em si evoluem claramente ao longo das temporadas. Imagino que tanto fãs de quadrinhos como quem não é tão "chegado" assim pode gostar bastante de Young Justice.




Bom, esse foi o post de hoje e eu gostaria de saber sua opinião caso já conheça Young Justice. Quais os pontos altos e o que poderia ter sido melhorado? Espero que tenham gostado e que também sugiram animações legais pra que eu possa conhecer. Atualmente, já temos a terceira temporada  de Young Justice lançada mas não irei dizer o que achei porque ainda não assisti. Então é isso, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário