domingo, 26 de julho de 2020

[Livro] A Seleção // #1 da trilogia A SELEÇÃO

Título original: The Selection
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte
Gênero: Distopia / Jovem adulto / Literatura Estrangeira / Romance
Páginas: 368
Avaliação: 4/5 (bom)

Sinopse: Nem todas as garotas querem ser princesas. America Singer, por exemplo, tem uma vida perfeitamente razoável, e se pudesse mudar alguma coisa nela desejaria ter um pouquinho mais de dinheiro e poder revelar seu namoro secreto.
Um dia, America topa se inscrever na Seleção só para agradar a mãe, certa de que não será sorteada para participar da competição em que o príncipe escolherá sua futura esposa.
Mas é claro que seu nome aparece na lista das Selecionadas, e depois disso sua vida nunca mais será a mesma... (Skoob)



Apresento a vocês a resenha de um livro pelo qual eu nutria certo preconceito. Passei muito tempo admirando as capas mas ignorando uma possível leitura porque a sinopse realmente não me chamava atenção e tudo parecia mais do mesmo, apenas com uma roupagem diferente. Então há alguns anos decidi encarar e ver qual era a de todo o buzz em cima da, na época, trilogia. De fato, a premissa não nos oferece de cara nada muito novo. Já tivemos diversos romances tanto distópicos como de época e, embora A Seleção não ocorra realmente em uma época distante - na verdade, se passa num futuro distópico -, toda essa ideia de monarquia e choque entre plebeia e príncipe nos leva diretamente a isso. De qualquer forma, gosto de ambos os gêneros e, ao deixar meu preconceito de lado, descobri uma série confortante de ser lida.

Já se passaram alguns anos desde que li a quase todos os livros da série, mas esse mês decidi reler e concluir todos os títulos e aproveitei pra fazer essa post com a memória mais fresquinha. Então o que vocês poderão ler aqui é o resultado de uma releitura já com algumas mudanças de opinião, antecipo.



Em primeiro lugar, uma das coisas que A Seleção faz de melhor é a formação de "teams" de acordo com o triângulo amoroso que logo de cara sabemos que será formado. "Team Aspen ou Team Maxon?" é uma das primeiras perguntas feitas por outros fãs quando você decide ir em frente com a leitura. Já adianto aqui que, em minha primeira leitura, recordei ser Team Aspen mas após reler (estou indo pra o terceiro livro) minha opinião está sutilmente mudando. Mais pra frente digo os motivos.

Em segundo lugar, as personagens. Temos daquelas mais caricatas (como a família inteira da America) até aquelas aparentemente manjadas mas que surpreendem (embora no primeiro livro isso não fique tão claro). Sobre a protagonista eu costumo oscilar os sentimentos por conta da personalidade até decidida mas, por diversas vezes, se tornando extremamente indecisa sobre o que quer. As vezes chega a ser irritante o quanto ela muda de opinião a cada cinco minutos, uma hora confiando em alguém e no momento seguinte duvidando pelo menor possível que venha a aparecer. Já sobre os rapazes, nessa releitura meu conceito sobre o Aspen caiu um pouco (apesar de ainda gostar dele) porque me descobri irritada com a falta de noção que ele tem as vezes, se metendo quando não deve e não sentindo o tom do momento. Enquanto isso, nesse primeiro livro Maxon permanece igual pra mim: um cara gente fina e melhor do que esperamos no começo, embora ingênuo em certos momentos, o que é basicamente o que me incomoda nele as vezes.

Em terceiro e último lugar, tenho como opinião formada que o maior defeito desse livro e dos próximos também é a superficialidade com que a autora trata das questões políticas do mundo em questão. Embora o foco não seja realmente esse, ela peca e o nível cai quando tenta mencionar assuntos dos quais não tem propriedade e tenta formular um sistema político falho, superficial e, por que não, até infantil. Isso só não prejudica grandemente a experiência da leitura porque, como disse logo acima, esse não é foco, mas apenas um pano de fundo, muito embora influencie toda a dinâmica de vida das personagens.

Finalmente e não queremos me prolongar demais, acredito que A Seleção talvez não te faça passar horas refletindo sobre a vida após a leitura, mas tenho certeza que esse não é o objetivo. Entretanto, se sua intenção é fazer uma leitura leve apenas pra desopilar e talvez sair de um travamento com relação a outros livros, essa pode ser uma ótima escolha. A leitura é fluida, há questões interessantes no decorrer da história sem que sejam levantados temas pesados demais e, cá entre nós, dá pra ler tranquilamente em um único dia caso essa seja sua intenção.

"Um sorriso tranquilo nasceu no meu rosto e no dele. Nossa amizade - se é que podíamos chamar assim - era estranha e cheia de furos, mas pelo menos era honesta."
"Tomei coragem para enfrentar o que estava por vir. Eu me fiz de forte. Enfrentaria o que surgisse. Quanto ao que tinha ficado para trás, decidi que era melhor assim: deixar para trás."
"Espero que encontre uma pessoa sem a qual não possa viver. E desejo que nunca precise saber como é tentar viver sem ela."

Você já leu A Seleção? Tentei ser o mais breve possível, mas se houve algo importante que você acredita que eu deveria ter opinado, conte aqui nos comentários tá? Nos vemos no próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário